Archdaily Building of the Year 2020
A Casa 3000 é um dos projectos de arquitectura nomeados para os prémios Archdaily Building of the Year 2020, na categoria Houses. Ajude-nos a ganhar votando aqui.
Localizada na Comporta (concelho de Alcácer do Sal), a Casa 3000, constituída por um edifício de habitação unifamiliar e um anexo agrícola, assume-se como um marco arquitectónico diferenciador, desde logo pela matiz escarlate que estabelece um diálogo intrínseco com o lugar e a sua ampla envolvente natural. A simplicidade e a clareza formal que emanam da sua arquitectura definem as funções essenciais deste conjunto, implantado numa extensa propriedade rural e florestal inserida no coração da paisagem estuarina do Sado.
Não é a primeira vez que o Atelier Rebelo de Andrade está nomeado nos prémios Archdaily. O Eco-Resort do Parque das Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar, foi nomeado e agraciado com o prémio internacional ArchDaily Building of the Year 2012, na categoria Hotels & Restaurants. Dois anos mais tarde, em 2014, as Snake Houses, também implantadas no Parque das Pedras Salgadas, foram premiadas na categoria Hospitality Architecture.
Amplamente reconhecido e premiado, ao nível nacional e internacional, o Atelier Rebelo de Andrade teve o privilégio de ser galardoado noutras plataformas digitais de arquitectura, nomeadamente no website Architizer, edição de 2017, em que obteve os prémios do Júri e do Público para a residência de estudantes Doorm (localizada em Lisboa) e em 2012 quando recebeu o Prémio do Público, na categoria Single Family Home, com a Casa das Fragâncias (Travessa do Patrocínio, Lisboa)
Do vasto elenco de projectos reconhecidos destaca-se o Six Senses Douro Valley, Hotel-Spa, inúmeras vezes premiado e galardoado com prémios internacionais, nomeadamente do sector turístico; o projecto da Quinta do Pinhô (situada no Douro) foi distinguido com a menção honrosa do Prémio Vasco Vilalva 2016; e, em 2014, o projecto da Casa das Fragâncias (Travessa do Patrocínio, Lisboa) mereceu a menção honrosa do Prémio Valmor.
O Atelier Rebelo de Andrade, ao percorrer as diferentes fases de concepção, desenvolvimento e execução do projecto de arquitectura, procura estabelecer um forte compromisso entre os espaços criados para as pessoas respondendo às suas necessidades e motivações e uma intervenção formal e construtiva que respeite e se integre harmoniosamente no lugar e na paisagem envolvente.
Sobre o prémio: A atribuição dos prémios Archdaily decorrem em duas fases, a primeira, de nomeação, que se inicia dia 29 de Janeiro e termina em 10 de Fevereiro de 2020 durante a qual são selecionados 5 projectos de cada categoria que seguem para a fase seguinte. Na segunda fase, que começa dia 10 de Fevereiro e termina dia 17 de Fevereiro de 2020, é escolhido o vencedor de cada categoria. Em ambas as fases o voto do público é essencial para podermos ganhar.