Lançamento do Livro
O que é criar? O que é criar de forma justa? O que é criar de um ponto de vista social e sustentável? Luís Rebelo de Andrade e Valério Romão partem das longas conversas mantidas durante o tempo de gestação de “A Natureza do Lugar” para equacionar, tão ingénua como amplamente, as responsabilidades e contribuições que cabem ao criador na construção da paisagem, seja ela natural, urbana ou cultural, num século XXI em permanente reconfiguração.
Um objecto híbrido, escrito a quatro mãos e assente num ponto de vista heterodoxo, um livro que transcende as contribuições singulares dos seus autores e que dá conta do processo criativo de Luís Rebelo de Andrade, da sua filosofia singular de invisibilidade criativa, das dificuldades e soluções encontradas nas duas dezenas de projectos escolhidos para integrar esta obra.
Luís Rebelo de Andrade (Lisboa, 1953) formou-se em Arquitectura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa em 1986. Em 1989 abre o seu atelier e desde muito cedo vê o seu trabalho ser reconhecido em Portugal, com projectos como a Embaixada Britânica (1990) ou a Casa do Artista (1991), ambos em Lisboa. Tem arrecadado vários prémios e propõe uma arquitectura de superação, capaz de integrar as tensões resultantes da colisão de vontades entre os vários actores que regem o palco que a paisagem acolhe.
Valério Romão (Clermont-Ferrand, 1974) formou-se em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL em 2001. É actualmente escritor, tem oito livros em nome próprio publicados (três romances, três livros de contos e duas peças de teatro). Foi finalista do prémio Femina de 2016 em França com o romance Autisme.
O lançamento da monografia de arquitectura "Luís Rebelo de Andrade. A Natureza do Lugar" terá lugar no Hotel Santiago de Alfama, no próximo dia 6 de Dezembro, pelas 19h.
✉️ Confirme a sua presença: joana@uzina.com